sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Liberdade é crer em que se deseja ? - E. Arruda

.
Sempre leio alguém escrevendo.  Crê, então prove !. Como que, se crer, venha a causar ônus "dívida"  a quem tem a liberdade de crer ou descrer, como se isso viesse causar uma culpabilidade, a quem crê sem provas a outro descrê sem provas, este estará isento.
Agora se alguém descrê. Pronto ! Este está desobrigado do reverso, avesso, ou revesso da mesma. E ainda mais, quando não julga-se o mais ufanado sábio, cheio de direitos.
Como se  liberdade de alguém estivesse  atrelada ao julgamento de algum outro. Este descrente é o possuidor da "Cadeira de Juiz". E ainda mais, sempre o mais sábio e inteligente julgador que ja se viu, cheio de razão.
Sabe tudo. mas como disse o pensador "Quem tudo sabe anda muito mal informado" - Millôr. Pois ninguém sabe tudo, o que sabemos "é muito pouco", diante de todas as verdades, mentiras, enganos e realidades que o ser humano  apresenta.
Interessante: Aquele que está assentado na incerteza da dúvida, quer julgar a quem tem certeza, como que  certeza certa ou errada, tirasse a razão de alguém. A liberdade de alguém. Crer traria a obrigatoriedade diante do duvidoso. Crer daria a este, o direito e o grande poder em exigir resposta pela liberdade alheia, se não responder. Não pode ! Preste-me contas. A arte da dúvida é essencial ao ser humano, mas navegar na dúvida como se isto viesse ser a solução é outra coisa. Há caminhos e caminhos, margens e objetivos.
Será que a dúvida traz direito de cobrança, quem tem certeza tem que pagar. O desobrigado exige do obrigado. Tu serás obrigado a responder! e mais: Quanta gente pergunta apenas para saber a reação, porque não quer saber nada, apenas afrontar ao direito alheio e julgar-se dono e possuidor do questionamento,  interrogação. Pois está convencido de ser possuidor da verdade do desconhecimento e este desconhecimento é sua razão, nem que venha ser nula e anuladora.
Como disse o pensador:
"Ama-se a liberdade desde que não venha ser a de outro" Elanklever
Esquecem-se que existe. Razão nula, razão errada, razão falsa, até o desconhecimento do que é razão, pela falta de um bom dicionário.
Muitos julgam que razão é apenas a opinião própria, o egocentrismo. Quantos pensam razão é o direito de ninguém mudar minha opinião, mesmo errada, até deus tem que obedecer minha ignaricidade.
"Quantos e quantos tem plena certeza que a única verdade são os próprios desejos, e ficam a margem da realidade"

"Quantos querem ter liberdade, e não sabe que liberdade é livre, e não se atém a egoncentricas individualidades"                                                   Elanklever
Apenas para reflexão: